Skip to main content
chá de hibisco emagrece mesmo

Chá de hibisco emagrece? Quais os benefícios do chá com a flor de hibisco seco?

Será que tomar chá de hibisco emagrece mesmo, quais são as reais propriedades e os benefícios dessa bebida feita com o cálice da flor de hibisco que é uma delicia faz um bem enorme a saúde.

Sim! O chá de hibisco emagrece isso é devido as suas propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o inchaço e estimulam a produção de urina eliminando toxinas do nosso organismo entre outros fatores.

A flor de hibisco é diferente de chá verde ( que não tem um sabor tão agradável ) ele tem um sabor bem mais agradável e além disso é rico em antioxidantes, substâncias muito importante pois previnem o envelhecimento precoce e doenças que afetam ao coração e os rins.

➝ Leia TambémDieta de 21 dias do Dr. Rodolfo Aurélio.

É muito importante salientar que o chá de hibisco é excelente para a saúde e ajuda a perder peso, mas não se trata de um chá milagroso! Mas aliado a uma alimentação equilibrada e saudável funciona muito bem.

Vamos falar neste artigo sobre os principais benefícios do chá de hibisco seco.

chá de hibisco serve para quê
Cálice da flor de hibisco

O que é chá de hibisco serve para quê?

Trata-se de um chá feito com o cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa popularmente conhecida como hibisco. É uma bebida com diversas substâncias antioxidantes, antocianinas e flavonoides que funcionam como vasodilatadores evitando o acumula de gordura e ganho de peso.

Ele reduz a produção de células de gorduras reduzindo a adipogênese e os adipócitos cujo o excesso leva ao ganho de peso com o acumulo de gordura.

Outro ponto forte do chá de hibisco é que ele funciona como um inibidor bloqueando a produção de amilase que é uma enzina responsável por transformar amido em açúcar e conseguintemente em glicose.

Os flavonoides presente no chá de hibisco tem efeito vasodilatadores, as suas substâncias ajudam a diminuir a pressão arterial além de diminuir os níveis de triglicérides e colesterol LDL “Colesterol ruim” e aumentam os níveis do colesterol HDL “colesterol bom”.

Entre os nutrientes presentes no chá de hibisco podemos destacar os minerais:

  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Ácido Fólico;
  • Fósforo;

Entre as vitaminas presentes no chá de hibisco temos:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Tiamina ( vitamina B1 );
  • Riboflavina ( Vitamina B2 );

A Riboflavina auxilia na saúde dos ossos, cabelos e pele. A tiamina e todas as vitaminas do complexo B Fornecem combustível celular ajudando na captação de energia e melhoram o metabolismo da glicose e oxigênio.

A quercetina que é outro flavonoide presente no chá de hibisco importante por ser responsável por sua ação diurética a anti-inflamatória.

Outras substâncias importantes encontradas em boa quantidade no chá de hibisco são alguns ácidos orgânicos como Tartárico, Ácidos Cítricos e Málico.

beneficios do hibisco

Chá de hibisco benefícios.

Vamos ver em detalhes os principais benefícios do chá de Hibisco para a saúde ele muito famoso por ajudar a emagrecer, eliminar o inchaço e controlar colesterol e baixar a pressão arterial.

Todos esses e outros benefício estão ligados a sua ação no combate a retenção de liquido, vamos em detalhes esses benefícios.

➝ Leia TambémComo fazer a dieta detox inteligente da Milla Pádua.

Como o chá de hibisco emagrece?

Pesquisadores concluíram que o chá de hibisco emagrece rápido pois age a redução da adipogênese que é o processo de maturação da célula, como já falamos acima.

Isso quer dizer que ele age na maturação celular amadurecendo as células que são pré adipócitas e quanto mais adipócitos no organismo maior o acumulo de gordura.

O chá de hibisco contribui diminuindo esse processo deixando menos gordura visceral que são acumuladas nas regiões dos quadris e barriga.

Nas pesquisas não ficou claro quais são as substâncias responsáveis por esse benefício, mas uma das linhas de estudo é que os flavonoides como a quercetina, antocianina ajudam a combater esse acumulo de gordura visceral.

Outra linha de pesquisa concluiu também que o chá de hibisco age no hormônio aldosterona que é secretado pelas suprarrenais regulando o balanço eletrolítico do organismo isso ajuda na sua ação diurética.

Chá de hibisco tem ação diurética.

Como já falei todos os benefícios do chá de hibisco estão ligados a sua potente ação diurética agindo na eliminação de líquidos e inchaços do organismo. E segundos pesquisas esta ação deve-se a ação do flavonoide quercetina presente em abundancia na bebida.

Chá de hibisco reduz a pressão arterial.

Chá de hibisco ajuda a reduzir a pressão arterial essa foi a conclusão de um estudo publicado no Journal of Nutrition. O estudo foi realizado com 65 pacientes e foi notado uma redução nos níveis da pressão arterial.

Foi concluido que esse resultado foi devido a ação dos flavonoides agiram reduzindo uma enzima que atua na pressão arterial elevada, isso somado a sua ação diurética que também ajuda na redução da pressão arterial.

Chá de hibisco ajuda no controle do colesterol.

Pesquisadores realizaram um estudo com 54 pacientes que eram portadores de diabetes e concluíram que o consumo regular do chá de hibisco é um poderoso aliado no combate ao colesterol alto.

Diminuindo significativamente os níveis do colesterol “Ruim” o LDL em até 8%, enquanto aumenta os níveis  do colesterol “bom” o HDL em 16% em média.

Este mesmo estudo que foi publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine fez uma comparação entre o chá de hibisco e o chá preto e foi constatado que o chá feito do cálice da flor de hibisco apresentou ser mais eficiente no combate ao colesterol alto.

E o chá de hibisco também se mostrou mais rico em anti oxidantes em relação ao chá preto.

chá de hibisco para emagrecer

Cuidados no consumo como o hibisco.

E um importante ressaltar que devido sua poderosa ação diurética o chá de hibisco deve ser consumido com certa moderação pois ele também agi na eliminação de eletrólitos.

Que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo composto por potássio, magnésio, cálcio e sódio levando a desidratação.

O consumo em excesso também pode levar a uma intoxicação do organismo,além de alterações da pressão e fraqueza muscular. Então, evite excessos.

Contra indicações do chá de hibisco.

Não indicado o consumo do chá de hibisco em mulheres durante a gravidez, durante o período de TPM ( Tensão pré menstrual ) ou por pessoas que sofrem de hipotensão ( pressão arterial baixa ).

Também não é indicado para mulheres que estão tentando engravidar pois ele pode provocar alterações hormonais que prejudicam a fertilidade.

Onde encontrar o chá de hibisco?

O hibisco seco pode ser encontrado em casas de produtos naturais, alguma farmácias de manipulação, geralmente são vendidos no formato seco a granel.

Mas também podem ser encontrados em saches, eu particularmente prefiro fazer o chá com a própria flor de hibisco seco fica mais consistente e forte, mas acredito que o sachê também mantenha suas propriedades ( mas é industrializado ).

como fazer chá de hibisco

Chá de hibisco para emagrecer como fazer?

Para não perder as propriedades da flor no seu chá de hibisco o ideal é colocar a água para ferver e quando ela levantar a fervura coloque o hibisco seco e deixe ferver por uns 2 minutos depois apague o fogo e tampe a panela deixando repousar por uns 10 minutos antes de coar e beber.

Você pode também deixar ele esfriar totalmente e colocar na geladeira para tomar gelado nesse caso pode fazer de 1 a 2 litros da bebida e servir gelado pois é uma delicia e super refrescante.

A proporção indicada de hibisco e água pode ser:

3 colheres de sopa da flor hibisco seco para cada litro de água.

Você pode tomar de 3 a 4 copos do chá gelado ou quente todos os dias para aumentar seus benefícios consuma o chá cerca de 30 minutos antes de cada uma das principais refeições.

Você pode acrescentar algumas outras ervas como cavalinha, canela, gengibre, alecrim e qualquer outra que deseje, para experimentar novos sabores e aumentar o efeito antioxidante e diurético da bebida.

É indispensável dizer que o chá deve ser ingerido sem adição de açúcar e muito mesmo adoçantes industrializados.

E se a sua intensão é usar chá de hibisco para emagrecer é necessário lembrar que ele não faz milagre, para ter melhores resultados no emagrecimento é necessário uma dieta saudável e equilibrada e à prática de atividades físicas.

➝ Leia também – Código Emagrecer de Vez.

➝ Leia Também – Como emagrecer de 5 a 10 quilos em 21 dias.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − seis =